sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bem vindo(a) ao Blog do Distrito de João Pessoa

Criamos um ponto virtual de encontro entre irmãos e irmãs seculares do Distrito de João Pessoa (Cidade). Seja bem vindo(a) ao nosso Blog, que recebeu o nome de ÁGAPE DE SÃO FRANCISCO. Conforme já explicado no espaço destinado à identificação do nosso Blog, “ágape” é amor incondicional, voluntário, ou seja, o amor entre os irmãos franciscanos e admiradores de São Francisco.



Para quem já é franciscano secular e pertence ao Distrito de João Pessoa, este blog tem como objetivo agregar mais um meio de comunicação entre os irmãos da Capital paraibana, onde o irmão Sol nasce primeiro, para a nossa perfeita alegria! Para quem é secular e reside em outra cidade, estado ou país, terá chances de conhecer um pouco da nossa espiritualidade e dinâmica de ação. Para quem ainda não é franciscano ou franciscana secular, deseja ingressar na OFS ou simplesmente tornar-se mais um amigo de São Francisco, bem vindo(o) também! Por ser um blog moderado, isto é, você ainda não pode fazer posts diretamente, as suas informações e textos serão enviados através da nossa equipe de coordenação, por meio deste endereço: ofsjoaopessoa@gmail.com


Conheça um pouco o nosso Distrito:





Fraternidades Franciscanas em João Pessoa

Coordenadora atual: Maria das Graças Melo de Vasconcelos

Alto do Mateus – Fraternidade Santa Inês de Assis
Ministra: Santa Evandy Cabral Cavalcanti

Bancários – Fraternidade São Boaventura
Ministra: Leda Tonel

Castelo Branco – São Francisco das Chagas
Ministro: Orlando de Lima Campos

Centro - Fraternidade São Francisco de Assis
Ministro: Assis Francisco Leal de Medeiros

Cristo Redentor – Fraternidade Santa Isabel da Hungria
Ministra: Joana D´Arc Calvacante Nascimento

Cruz das Armas – Fraternidade São Francisco Solano
Ministra: Maria Lúcia da costa

Geisel – Fraternidade Santa Maria Ana de Jesus
Ministra: Maria Auxiliadora de Souza Araújo

José Américo - Fraternidade Santa Clara de Assis
Ministra: Maria Juliana Figueiredo Linhares

Bairro dos Novais – Fraternidade Nossa Senhora de Fátima
Ministra: Benilde Alexandre de Souza

Tambauzinho – Fraternidade São Félix de Cantalício
Ministra: Maria de Fátima Coelho Mesquita

Valentina de Figueiredo – Fraternidade Santo Antônio
Ministra: Jailma Amâncio Alves


Sobre a cidade de João Pessoa
Foi fundada em 12 de agosto de 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, a santa do dia em que foi firmada a aliança com os Tabajara (5 de agosto). João Pessoa já nasceu com o status de cidade, jamais vivendo a condição de vila, fato esse ocorrido porque foi fundada pela cúpula da Fazenda Real numa Capitania Real da Coroa Portuguesa.[carece de fontes?]

Com o passar do tempo, foi recebendo várias denominações: Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, homenageando o rei Filipe II de Espanha, quando da União Ibérica, período em que o Reino de Portugal foi incorporado à coroa espanhola. Durante a ocupação holandesa, entre 1634 e 1654, designou-se Frederikstadt (Cidade Frederica), em homenagem ao príncipe de Orange, Frederico Henrique.

Com a reconquista portuguesa, passou a chamar-se Cidade da Parahyba. Por conta de uma visita temporária de D. Pedro II do Brasil à cidade em fins de 1859, recebeu provisoriamente o título de Imperial Cidade.

Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930 na cidade do Recife, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente, na chapa de Getúlio Vargas. O fato causou grande comoção popular, sendo praticamente o estopim da Revolução de 30,[8] embora se discuta se realmente houve motivação política no ato, que foi executado por João Duarte Dantas, cujo escritório fora invadido por tropas governamentais, tendo sido suas cartas amorosas à professora Anayde Beiriz trazidas a público.

A cidade de João Pessoa nasceu nas margens do rio Sanhauá, a partir de onde subiu as ladeiras em direção ao que hoje é o Centro. A expansão urbana ocupou a antiga área rural. A partir da segunda metade dos anos 70, com a ascensão da orla marítima, a economia da área perdeu um pouco de sua importância de outrora. No que diz respeito à arquitetura, os bairros do Centro comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio, dentre elas, o Centro Histórico, Rua das Trincheiras e as proximidades da Rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá.

A população em 2009 da cidade era de 702.235 habitantes; a população da área metropolitana gira em torno de 1.000.000 de habitantes (inclui a terceira cidade mais populosa do Estado: Santa Rita).

Sobre a Arquidiocese da Paraiba
A Arquidiocese da Paraíba, fundada em 1914, engloba os seguintes municípios: João Pessoa (no período de 1817 a 1930 a capital do Estado tinha também o nome de Paraíba, ou Parahyba, dai a Arquidiocese da Paraíba, mantendo portanto o nome da sua fundação), Bayeux, Santa Rita, Rio Tinto, Mamanguape, Conde, Itabaiana, Ipororoca, Salgado de São Félix, Pitimbu, Caaporã, Alhandra, Mataraca, Baia da Traição, Marcaçaõ, Jacaraú, Pedro Régis, Curral de Cima, Cuité de Mamanguape, Capim, Lucena, Sapé, Sobrado, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Mogeiro, Serra Redonda, Caldas Brandão, Riacho do Poço, Pilar, São Miguel de Taipu, Pedras de Fogo, Juripiranga, São José dos Ramos, Salgado de São Félix, Ingá, Riachão do Bacamarte. No Estado há ainda as Dioceses de Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Guarabira. As cidades em negrito possuem fraternidades da OFS. Na Paraíba a primeira ordem franciscana secular surgiu entre 1600 e 1648 na cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves que, depois de invadida pelos holandeses, chamou-se Frederikstadt e, finalmente em 1930, passou a chamar-se João Pessoa.

Presença dos Frades Franciscanos em João Pessoa
A presença dos frades menores em FILIPÉIA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES (atual João Pessoa) data de 1588. Ordens franciscanas masculinas presentes: OFM (Ordem dos Frades Menores), Convento do Rosário, bairro de Jaguaribe; OFM CAP (Capuchinhos): Santuário Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Tambauzinho e OFM CONV (Conventuais), Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro do Cristo Redentor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário